Vamos começar a agir em terra em breve, diz Trump, ao ser questionado sobre tráfico de drogas e Venezuela
O presidente Donald Trump disse, nesta quinta-feira (11), que os EUA devem iniciar ações em terra "muito em breve" ao ser questionado sobre o tráfico de drogas e a Venezuela.
Durante um evento no Salão Oval da Casa Branca, um repórter perguntou a Trump se, com a apreensão de um navio petroleiro perto da costa da Venezuela, a questão era sobre a guerra às drogas ou se seria, também sobre o petróleo — o país tem as maiores reservas conhecidas de petróleo do mundo.
Desde o início da mobilização militar dos EUA no Caribe, o governo Trump diz que está agindo para combater o tráfico de drogas na região.
O republicano começou sua resposta acusando Caracas de ter enviado criminosos de propósito aos EUA como imigrantes — uma acusação que ele repete desde a sua campanha presidencial, em 2024.
"[A ação contra a Venezuela] é sore muitas coisas, eles nos trataram de forma ruim, e agora nós não estamos tratando eles tão bem", disse Trump, que afirmou ter diminuído 92% a entrada de dogas pelo mar nos EUA desde que o país começou a abater embarcações no Caribe e no Pacífico.
"E nós vamos começar [a agir] por terra também. Vai começar por terra muito em breve", completou o presidente americano.
Esta reportagem está em atualização.FONTE: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/12/11/vamos-comecar-a-agir-em-terra-em-breve-diz-trump-ao-ser-questionado-sobre-a-venezuela.ghtml