Baixa vacinação: Limeira registra 15% de cobertura na dose de reforço contra meningite
02/07/2025
(Foto: Reprodução) Cenário foi decorrente da falta de vacinas, informou município. SUS começou a disponibilizar, nesta terça (1°), versão mais abrangente do imunizante para crianças de um ano. SUS amplia proteção contra meningite com nova vacina de reforço
Limeira (SP) registrou cobertura vacinal de 70% na primeira dose contra a meningite e de 15% da dose de reforço em 2024. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde. A cobertura ideal é igual ou superior a 95%, de acordo o Ministério da Saúde.
📲 Participe do canal do WhatsApp do g1 Piracicaba
A baixa cobertura foi decorrente da falta de vacinas nos postos de saúde, informou Amélia Maria da Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Limeira.
“No ano passado, nós tivemos dificuldade com o fornecimento de vacinas. Teve um desabastecimento geral na questão da vacina contra a meningite”, afirma Amélia Maria.
Vacina contra meningite meningocócica ACWY
Reprodução/EPTV
Nova vacina no SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) começou a disponibilizar gratuitamente, a partir desta terça-feira (1°), a vacina meningocócica ACWY como reforço para os bebês de 12 meses de idade.
O imunizante substituiu a dose de reforço da meningocócica C e ampliou a proteção contra a meningite bacteriana, doença infecciosa grave que afeta o sistema nervoso central.
Por que isso é importante
Vacina meningite
Arquivo/Agência Brasil
Com a nova vacina, além da proteção contra o sorogrupo C, os bebês serão imunizados também contra os sorotipos A, W e Y.
A mudança no calendário vale para crianças que já tenham tomado as duas primeiras doses da meningocócica C, aos três e cinco meses de vida. Agora, ao completarem um ano, receberão o reforço com a vacina ACWY.
“Você pode ter meningite por vários sorotipos. Até então, o mais comum era o tipo C, mas agora, com a vacinação pesada do sorotipo C, a gente vê um crescimento de outros patógenos dado que o sorotipo C começou a perder prevalência”, informa o pediatra Marcelo Carvalho Silva em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo.
O que diz a SES
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi questionada pela EPTV sobre o desabastecimento de vacinas contra meningite em Limeira, mas não respondeu até esta publicação.
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba