Após reportagem do g1, prefeitura de Cuiabá anuncia decoração de Natal em parque
17/12/2025
(Foto: Reprodução) Após reportagem do g1, prefeitura de Cuiabá anuncia decoração de Natal em parque
A prefeitura de Cuiabá anunciou nesta terça-feira (16) uma nova decoração de Natal no Parque Tia Nair após uma reportagem do g1 mostrar que era, até então, a única capital do país sem efeites natalinos em praças ou nas ruas neste ano (assista acima).
A decoração, segundo a prefeitura, não deve gerar nenhum custo ao município — mas não explicou como isso seria feito — em parceria com a zeladoria do parque, que fica no bairro Jardim Itália. Contudo, o centro histórico e as principais regiões turísticas da cidade continuam sem qualquer enfeite natalino.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
A maioria da áreas com enfeites natalinos são em propriedades privadas, como em lojas, shoppings e condomínios.
Inicialmente, a prefeitura havia informado que escolheu priorizar áreas estratégicas após passar por um ano dedicada a organizar as contas públicas.
O espaço no parque que já oferece opções gratuitas de lazer, como pista de caminhada e mirante com vista para o lago, foi tomado pelo espírito natalino, com uma tenda decorada, presépio para fotografias e apresentação do Coral da Sorp.
A chegada do Papai Noel ocorreu a partir das 18h desta terça-feira. Não há detalhes até que data a decoração ficará no local.
Outra atividade natalina em Cuiabá é a carreta do Papai Noel que visita os bairros mais distantes do centro, que é uma parceria da prefeitura com um banco privado.
Na virada, contudo, a história vai ser diferente. A prefeitura anunciou um “Ano Novo da Família” para resgatar o calendário de celebrações sem comprometer o equilíbrio das contas públicas.
Casa do Papai Noel em Cuiabá é inaugurada após reportagem do g1
TV Centro América
LEIA MAIS
Cuiabá tem pior avaliação em gestão fiscal entre capitais, aponta índice Firjan
Cuiabá é a 3ª capital com mais dívidas e menos dinheiro em caixa no Brasil
Prefeitura anuncia fusão de secretarias e cria nova pasta de Desenvolvimento Econômico em Cuiabá
Dívida de Cuiabá no valor de R$ 62 milhões com Governo Federal é parcelada em 5 anos
Cuiabá é a única capital do Brasil sem decoração de Natal neste ano; entenda
Cuiabá terá 'Réveillon da Família' com shows gospel e queima de fogos
Contas públicas
A saúde financeira da capital, porém, não vai bem há algum tempo. Em janeiro deste ano, o prefeito Abilio Brunini (PL) decretou estado de calamidade financeira três dias após assumir o primeiro mandato no Executivo.
Com o fim do decreto, a prefeitura criou um comitê para avaliar, mensalmente, a gestão fiscal. Essa medida já gerou uma economia de R$ 217 milhões, de acordo com a prefeitura. Nos últimos meses, o prefeito chegou a cogitar um novo decreto de calamidade financeira caso a saúde das contas não melhorasse.
Além disso, a capital apareceu na última posição do ranking de gestão financeira do índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O índice classificou Cuiabá com a pior avaliação fiscal entre as capitais. Os dados avaliados pela pesquisa se referem ao ano passado.